Fundamentos do Ateliê

Fundação Artística e Cultural

TRAJETÓRIA VISUAL DO ATELIÊ

- “Eles passarão... Eu passarinho!” - Mario Quintana –

Lembrar o passado com alegria é inspirar o momento do agora

Estas três décadas atravessadas de inigualáveis sublimes aventuras artísticas, se fizeram constituídas das semeaduras realizadas em distintos lugares das mais diferentes paragens percorridas pelos pés de um pequeno aprendiz servidor da arte, que por intermédio de seu ofício, realizou uma vasta colheita dos frutos semeados e inspirados individualmente em cada um desses “cantinhos” particulares, cuidados com extrema dedicação e o mais absoluto respeito que merece ser destinado ao solo sagrado donde brota as sugestões das Divinas Musas inspiradoras da arte... No agora, há lembranças, e o que é transitório, prossegue.

Certamente que o processo criativo de cada artista difere em muito em cada indivíduo, entretanto, também deve ser certa a vontade de constituir e consolidar o sagrado lugar de germinação de suas obras, seja no mundo das ideias ou no plano material da realidade física de suas telas e comercial do meio no qual inevitavelmente ele estará inserido mais cedo ou mais tarde, e esta vontade citada, por intermédio de muito trabalho e dedicação transforma-se inda que no princípio, inconscientemente, em um plano de negócios onde paulatinamente vão sendo agregados diversos planejamentos que irão contribuir para a construção não somente da carreira do artista, mas sobre tudo, da trajetória daquela que virá a ser sua obra.

São Bernardo do Campo / SP - 2016

Altinho / Pernambuco - 2013

São Bernardo do Campo / SP - 2016

Altinho / Pernambuco - 2012

Principais Fundamentos de Produção no Ateliê

No período de todo este tempo transcorrido no ativo funcionamento do Ateliê, foram observados, analisados e definidos alguns parâmetros fundamentais que certamente passaram a influenciar o cotidiano da produção realizada mensalmente pelo artista, desde uma organização extremamente bem pensada e direcionada de maneira que visivelmente passou a intencionar a construção sólida de um acervo próprio que pudesse não estar vinculado com a necessidade comercial do Ateliê, até a organização prática de um cronograma para a incorporação de obras no acervo para ser adotado preferencialmente de caráter integral mantendo o foco futuro e objetivo de constituir o acervo de modo sustentável por meio de um planejamento realista perante a produção do artista.

É certo que este seria um cenário ideal para o pleno funcionamento satisfatório e harmônico entre o misto de reduto artístico e da empresa que o mesmo pretende e se direciona para ser, contudo, se ele apresenta-se ainda como realidade de certo modo distante da vida artística em nosso país, enseja ser feito de maneira concreta primeiramente no plano anímico das ideias que formam a base sólida da estrutura que irá trazer sustentação no tempo certo de um longo prazo, detalhe este, deveras inevitável para a trajetória de absolutamente todos os processos da vida sejam eles artísticos ou empresariais, e apesar das inúmeras dificuldades existentes para a execução dos planejamentos estabelecidos, as metas foram obtidas não de modo completo no passar destes hoje, quase trinta anos de produção, contudo, em níveis plenamente satisfatórios que desmistificam qualquer impossibilidade de não continuar a serem seguidos com extrema dedicação de nossa parte.

São Miguel Paulista - São Paulo / SP - 1996

Rua Aurora - São Paulo / SP - 2003

Rua Aurora - São Paulo / SP - 2004

A Correlação Futura da Fundação com o Ateliê

Como foi descrito até aqui de maneira explícita, a Fundação é ainda o embrião de um projeto que irá constituir uma instituição que nascerá com objetivos claros e planejamentos específicos definidos para uma atuação direcionada, coordenada por pessoas comprometidas em tornar realidade a continuação de um trabalho que há décadas vem sendo cultivado não somente com muito carinho e dedicação, mas também com muita certeza da capacidade que carrega consigo de contribuir de maneira benéfica para o coletivo, principalmente em localidades menos favorecidas do acesso aos bens culturais, que nós do Ateliê, acreditamos ser necessário e mesmo indispensável para a formação satisfatória dos indivíduos.

Continuaremos pacientemente construindo este futuro, a partir daquilo que está sendo realizado sempre no dia de hoje, sem grandes expectativas que possa vir a causar decepções, até por que todo o caminho até este momento, foi trilhado observando atentamente todas as histórias, lições e experiências que foram agregadas em cada um dos lugares por onde o Ateliê já passou e que sempre farão parte de nosso "manual" a ser consultado de modo permanente e, que certamente é parte fundamental da formulação das ideias e objetivos que nortearam e direcionam nosso trabalho por um caminho de construir fundações sólidas que possam vir a ser sustentáveis em longo prazo.

Trabalhamos diariamente com o mesmo entusiasmo incansável que nos acompanha desde o surgimento do embrião da ideia de constituir esta Fundação e estamos seriamente comprometidos em torná-la uma realidade física para além do digital, mesmo que as condições e circunstancias, sejam econômicas ou sociais, não estimulem este nosso empenho e dedicação, mas com relação a isso, o simples ato de fazer arte, já contrapõe e desafia a "verdade" de toda e qualquer realidade do mundo material dito real... O simples "fazer" e "viver" de arte, já são uma contravenção pouco provável de ser obtida e isso, por si só, já afirma que tudo tem o seu próprio tempo de germinação que dependerá em primeira instância, da dedicação paciente dos envolvidos no processo.

Estamos aproveitando cada segundo de todo momento das belezas observadas no caminho.